terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Sobre mentiras e sinceridade

Eu tenho um amigo, e ele de vez em quando me visita. Aí eu descobri que ele tem muitos amigos, com os quais ele conversa muito frequentemente na internet. Aí que esses amigos dele não são daqui, são de outras partes do país. Aí que esses amigos não conhecem ele de verdade, apenas conhecem o que ele digita lá na internet. Aí que ele mente, aparentemente pra parecer ser uma pessoa melhor do que realmente é, ou pelo menos mais atrativa. Aí que isso realmente funciona, os amigos desse meu amigo acreditam no que ele diz, até porque não há ninguém que possa provar que o que esse meu amigo diz pra os amigos dele não é verdade.
Agora eu me pergunto: por que? Necessidade de auto-afirmação? Necessidade de atenção?
E eu penso e não vejo um porquê. Não que eu nunca tenha mentido pra parecer legal, mas o que eu não entendo é por que ele fez amigos em outros lugares e mente pra eles dizendo ser quem não é.

Acho que algumas das vezes que eu fui mais sincero com as pessoas foi quando falei com pessoas que não estavam no meu campo de visão, principalmente pelo fato de elas não estarem no meu campo de visão. Isso porque por mais que elas pudessem me discriminar, era só não falar com ela e estaria tudo bem.
Não que eu não seja sincero com as pessoas que estão no meu campo de visão, porque geralmente eu sou. Eu tenho essa mania de ser sincero, às vezes até demais, e isso é um problema. Mas não sou plenamente sincero, de dizer exatamente o que estou pensando. Eu tenho a mania de me censurar, uma mania que acredito que todo mundo tem. E estou aprendendo a perder esse costume, "andando" com esse amigo, porque a parte mais engraçada de tudo é que ele diz o que pensa pra todo mundo que está no campo de visão dele, uma coisa que admiro nele.

Aí que ele mente na internet e na vida real fala a verdade.

Vai entender...

E não, ele não tem nome.

3 comentários:

Viktor Kav disse...

:p
Talvez se as mentiras criem um karma positivo até chegar a sinceridade... Coisa que pode aumentá-lo ou diminuí-lo... Questão é que isso já faz o relacionamento começar com um saldo positivo... já que a pessoa é legal...

Ou não?

Srta. Pinheiro disse...

Blog novo. =O
Bacana.




-e os cacos não servem pra nada, exceto pelo fato de terem valido a pena antes de se tornarem cacos.

Lua disse...

se sua amizade com alguém se baseia em mentiras, acaba que a amizade também é de mentira.

e então, qual o objetivo?

gostei do blog novo.
:*